sábado, 10 de maio de 2014

Troca de disciplina

Eu pulei alguns dias pq na verdade matemática é para ser trabalhada apenas 2x na semana, e eu estava fazendo planos semanais... mas ...houve uma mudança, eu que estava com a disciplina matemática mudei para musicalização e movimento,e artes, agora pesquisar sobre o assunto, aprimorar, ver novas estrategias e aplicar com as crianças... farei 4x na semana o plano de terça à sexta..

Plano Semanal 23 e 24/04

Quarta -Feira 23/04

Conteúdo: apresentação dos numerais 1 a 9 - identidade

Objetivo: estimular a formação do conceito de numero, desenvolver habilidades motoras.

Estratégia: na rodinha cada aluno passará a bola contando de 1 a 9 "musica dos indiozinhos" quando chegar no numeral 9 tera que parar a bola e falar o nome do coleguinha. continuar de onde parou.

Recurso: bola de jornal, jornais.

Quinta -Feira 24/04

Conteúdo: grandezas e medidas (alto e baixo)

Objetivo: trabalhar a noção de classificação por altura, mais alto que, mais baixo que, desenvolver a capacidade de observação e percepção visual.

Estratégia: Medir com barbante os alunos pedindo para cada um pisar no barbante e esticar ate a cabeça. colar na parede.
serão feitas as perguntas 
Qual é a criança mais alta da sala? qual a mais baixa?Quem tem a mesma altura?

Recurso: Barbante, fita adesiva e tesoura


Plano Semanal 14/04 à 16/04

Segunda - Feira 14/04

Conteúdo: Noção espacial dentro/fora

Objetivo: conhecer o dentro e o fora, trabalhar a coordenação motora.

Estratégia: iniciar a roda cantando a musica da formiguinha, levar uma caixa com varios objetos vermelhos e pedir para cada aluno retirar dentro da caixa um objeto, falar o nome dele e colocar no meio da rodinha. Após retirarrem todos os objetos mostrar a eles que a caixa está vazia. Comentar que tudo que estava dentro agora está fora dela.Pegar um objeto e colocar dentro da caixa. perguntar O que eu coloquei dentro da caixa? pedir para um aluno tirar o objeto da caixa e perguntar O objeto esta onde agora? dentro ou fora da caixa? repetir a explicação com vários objetos ate que as crianças assimilem o dentro e o fora.
Pegar um objeto e colocar dentro da caixa. perguntar _ o que eu coloquei DENTRO da caixa?Pedir para o aluno tirar um objeto dentro da caixa e perguntar _ o objeto esta DENTRO ou FORA da caixa?
repetir a explicação com varios objetos.

Terça -Feira 15/04

Conteúdo: cor primária ' vermelho'

Objetivo: Estimular a coordenação motora, conhecer a cor vermelha. Identificar a cor ensinada atraves de outros objetos na sala.

Estratégia: cantar a musica das frutas ♫"as frutas são uma delicia, foi Deus que criou pra mim. banana maça uva melancia e o azedinho do kiwi, gosto muito de morango tambem gosto muito de mamao gosto muito de goiabaa e de suco de limão limão limão limão...." ♪ perguntar quais frutas são de cor vermelha.
Pedir para que as crianças observem pela sala se tem algo vermelho e pedir para identificar.

Atividade: colar papel rasgado vermelho na maçã desenhada no blocão.

Recurso: papel crepom, blocão, cola

Quarta - Feira 16/04

Conteudo: Cultura indigena

Objetivo: Trabalhar as datas comemorativas, socializar, desenvolver a atenção, estimular a imaginação e a criatividade, alem de desenvolver a coordenação motora.

Estrategia: Filme sobre os indios, contar historia sobre os indios e conversar naa rodinha sobre eles, mostrando gravuras de suas pinturas, onde vivem, as danças, como vestem. confecnionar colar de macarrão. pintar o macarrão com a cor vermelha.

Recurso: DVD, macarrão, barbante, tinta vermelha